PALACETE DE AUGUSTO JORGE
O seu Palacete começou por ter outra designação: a “Casa da Cerca do Colégio”, implantado no ângulo Sul da cerca do Mosteiro de Alcobaça. É de arquitetura residencial ,oitocentista , tendo o edifício 2 pisos.
O nível de terreno , que limita a quinta, existe desde a devastadora inundação de 1772. O complemento do nome “do Colégio” terá provavelmente origem no Colégio da Conceição fundado na velha abadia, perto do rio Alcoa, no século XVII. Depois da reparação da ala sul, o Colégio foi deslocado para ali.Na entrada da Casa Principal existe uma epígrafe no arco com a data de “1862”. O palacete foi construído entre 1856 e 1906.
É agora tempo de referir alguns elementos biográficos de Augusto Jorge – de nome completo “Augusto Rodolfo Jorge”- que nasceu no Porto em 29 de Junho de 1847. Veio para Alcobaça em 1866, com apenas 19 anos de idade, acompanhando o seu pai, Bernardo Francisco Jorge, médico de profissão. O desempenho e a competência deste no combate a doenças epidémicas do tempo valeram-lhe ser agraciado pelo rei D.Pedro V.
Augusto Jorge ,que começou per ser funcionário da Recebedoria do Concelho, foi figura de vulto na vida cultural de Alcobaça, nomeadamente como artista e cenógrafo amador.
Foi também colaborador dos jornais da época “Correio de Alcobaça” e “Semana Alcobacense” e um dos fundadores da Biblioteca e Gabinete de Leitura, anexos ao Clube Alcobacense. Casou com uma senhora de Alcobaça, D.Clotilde Pereira da Trindade, irmã da mulher do Dr.Zagalo.
Tiveram um filho – Olímpio Jorge - que herdou a afetividade e extrema bondade de seu pai.
Augusto Jorge faleceu em Alcobaça em 23 de maio de 1920 com 73 anos de idade.
O filho Olimpio Jorge ficou a viver no sumptuoso Palacete encostado ao ângulo Sul da cerca do Mosteiro de Alcobaça. Ainda conheci essa importante figura da sociedade alcobacense nos anos 50 e 60,e julgo que ao tempo o histórico edifício era conhecido entre os alcobacenses como o “Palacete de Olímpio Jorge”.
Passaram os anos e o edifício degradou-se.
Foi um casal alemão que há cerca de 20 anos recuperou o palacete construído, como atrás referimos, entre 1856 e 1906.
Nos primeiros tempos foi a sua casa de férias, situação que se veio a alterar. Resolveram converter a sua casa de férias em turismo de habitação.
Para além do património edificado existe uma propriedade excecional de 7 hectares, que é a antiga Quinta da Cerca do Colégio.
Atualmente, continua a ter prado, laranjal, horta, jardim francês e piscina, para total usufruto dos hóspedes. Dentro do solar, existem seis suites, com decoração clássica e elegante que se adequa à traça original do edifício secular.
Situado na zona histórica de Alcobaça, o Solar da Cerca do Mosteiro está em funcionamento desde o início de fevereiro de 2015. Trata-se de uma unidade de turismo de habitação que além de alojamento oferece também a vertente de organização de eventos.
“A propriedade é de um casal de alemães que, estando na Alemanha, quiseram dar outra utilidade à quinta e eu aceitei esta oportunidade que surgiu”, explica Madalena Tavares, sócia gerente do Solar da Cerca do Mosteiro, a trabalhar em Turismo há cinco anos.
“A vantagem desta unidade é que está dentro da cidade; por isso, o turista que neste momento quiser uma oferta de qualidade dentro da cidade tem aqui essa oferta”, adianta a sócia gerente.
A antiga “Casa da Cerca do Colégio”, implantado no ângulo Sul da cerca do Mosteiro de Alcobaça, além de carregada de história é “mais-valia” para o centro histórico da cidade.